terça-feira, 31 de março de 2015

Você sabe o significado da Páscoa?

Para os judeus e na época de Jesus Cristo, a Páscoa é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu, do cativeiro no Egito.

Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Católica, onde se comemora a ressureição de Jesus Cristo.

A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus, e no "Domingo de Páscoa" se celebra a Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.

O dia da Páscoa somente foi estabelecido por decreto do Concílio de Niceia (ano de 325), devendo ser celebrada no domingo, após a primeira lua cheia do equinócio, que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte.

A Páscoa, da qual dependem todas as demais festas móveis do ano eclesiástico é uma festa móvel, varia o dia a cada ano e a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março a 25 de abril.

Espero ter ajudado!


Boa Páscoa!


quarta-feira, 18 de março de 2015

“Meio-dia e meio” ou “Meio-dia e meia”? "Perca" ou "Perda"?

A forma correta é "meio-dia e meia". Lembre-se de que você está falando sobre horas e, portanto, a frase completa ficaria "Meio-dia e meia hora". Quando você suprime a hora no final, o "meia" deve permanecer, pois refere-se à hora.

Entretanto, com relação as palavras “perca” e “perda” são parônimas, ou seja, possuem grafia e pronúncia semelhantes. Por esse motivo, há muita confusão quando empregadas.

Assim, perca - é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder”.
Exemplos: a) Não perca tempo! b) Não quero que ele perca essa vaga!

Perda - é um substantivo.
Exemplos:
a) Espero que não haja perda de bagagens nesta companhia aérea. 
b) Carolina está triste, pois a perda do pai a abalou muito. 

Espero ter ajudado!

#FICAADICA#